A busca por profissionais de TI só cresce, apesar da crise

Não são só os profissionais da TI que se preocupam com a crise, afinal, são mais de 2 milhões de desempregados no país. Muita coisa, não acha? E com o mercado de TI também não foi diferente. De acordo com a consultoria Gartner, em 2015 houve uma retração dos recursos investidos na área de 30%. Porém, de acordo com a empresa Advance, desde 2016 essa realidade mudou e o mercado de TI vem apresentando crescimento.

Ter o mercado em alta é sempre bom!

Portanto, se você busca uma oportunidade ou está com medo de ser dispensado, saiba que a procura de profissionais de TI cresce a cada semestre. O cenário positivo da área de TI se dá em razão do avanço das tecnologias. Sempre surgem novos softwares, aplicativos e sistemas que demandam mais profissionais do setor. A transformação digital de um mundo cada vez mais conectado corre atrás de mão de obra para suprir toda esta demanda.

De acordo com o Jornal Hoje, apenas no período de janeiro a junho deste ano, o número de vagas para profissionais de TI crescem mais de 44% – indo na contramão de diversas outras áreas, em que as vagas estão escassas.

Então é só relaxar e esperar o RH…

“Ahhh então tá de boa, só fico aqui esperando os RHs me enviarem propostas…” talvez você tenha pensado…

NÃO! Um mercado em alta é uma oportunidade de crescimento profissional e financeiro. Lembre-se que as empresas, além de estarem dispostas a contratar com mais facilidade, também estão dispostas a investir nos funcionários. Cursos, seminários, bolsas, formações, etc, podem ser conquistados com mais facilidade, aproveite!

E lembre-se, nem tudo cresce para sempre. O próprio dinamismo do mercado faz com que ele se transforme muito e muito rápido. A poucos anos, vagas de “desenvolvedor mobile” não faziam parte dos portais de vaga de tecnologia. Bem como certas linguagens de programação, softwares, etc, também não existiam. Se você não se especializar e evoluir, mesmo com um mercado em alta, vai ficar para trás. E quando o mercado desaquecer, seu currículo ficará por último. Pense nisto!

Um conselho? Procure se especializar

Mas se você quer primeiro se especializar em uma área da TI para depois buscar a sua tão sonhada vaga, confira os 7 profissionais do segmento mais valorizados atualmente na área, de acordo com a revista Exame:

  • Analista de segurança da informação
  • Desenvolvedor full stack
  • Analista ou especialista de DevOps/ gerente de engenharia de sistemas
  • Programador Mobile (iOS e Android)
  • Cientista de dados
  • Arquiteto de soluções de big data
  • IT Business Partner

Preparando-se para o mercado de TI? Confira algumas dicas

Se você está desempregado, já percebeu que pode ser por bem pouco tempo, em razão do crescimento das vagas em TI, não é? Porém, nunca é demais se aprimorar para conseguir as melhores posições. Veja o que você pode fazer para ser tornar um profissional de TI exemplar:

Manter um currículo atualizado

Com o aumento de oportunidades, a concorrência para as vagas de TI, especialmente os cargos mais interessantes, também tende a crescer. Destacar-se vai além de estar tecnicamente preparado para atuar em determinado cargo ou função. O profissional de TI deve ter inicialmente um currículo atrativo aos olhos dos recrutadores, para que as oportunidades de entrevistas possam surgir, e também saber onde anunciar o seu currículo de tecnologia.

Estudar e aperfeiçoar-se sempre

Estudar é obrigatório para ser um bom profissional de TI. Leia livros técnicos, faça cursos, participe de seminários, visite eventos do setor e fique sempre por dentro do que de mais atual está acontecendo na área.

Inglês é importante

Muitos materiais ou mesmo comandos na área de TI são em inglês. Portanto, é recomendado que você conheça o idioma. Pode até não ser alguém fluente no idioma, mas os termos técnicos em inglês você tem que, obrigatoriamente, conhecer.

Manter um bom networking

A solidão não garante boas oportunidades. Assim, como em outras áreas, é importante manter boas relações com outros profissionais do meio. É assim que muita gente consegue excelentes oportunidades de trabalho e ficam pouquíssimo tempo desempregadas. Sempre tem alguém procurando um profissional de TI e quem tem um bom networking sai na frente. Pode apostar!

Não se prenda a tecnologias

Tenha a mente aberta, não se prenda a coisas como “Java é melhor que PHP”, “Windows é melhor que Linux”, entre outras. O bom profissional de TI se foca na solução e não na tecnologia que vai usar. Percebe qual a melhor opção e põe em prática, sem se mostrar “viciado” nesse ou naquele sistema. Abra a sua mente!

Tenha conhecimentos sobre outras áreas

Não é porque você é um profissional de TI que não deve se interessar ou se informar sobre outras áreas. É importante estar antenado em outros setores da empresa também.

Recurso Humanos, Marketing, Vendas…

Procure se interessar pelo que esses setores da empresa fazem e se integrar com os colegas. Ou seja, não se torne um “bitolado” em TI. Conhecimentos diversos nunca é demais e com certeza a empresa irá valorizar esse seu interesse por outras áreas que não seja a sua.

Para concluir: procure se aprimorar e vá em busca do seu emprego

Desempregado ou querendo buscar novas oportunidades? Então aproveite que o mercado de TI está em alta e siga nossas sugestões para se destacar e conseguir o seu objetivo de forma muito mais fácil e rápida.

Ah, eu garanto que se você realmente trabalhar em se especializar, irá conseguir o emprego dos seus sonhos mais rápido do que pensa. Fácil com toda certeza não é, mas a fórmula é simples, basta seguir.

Deixe uma resposta