Como escolher a profissão e começar na área de tecnologia

O mercado de tecnologia, hoje, vem sendo um dos mais atrativos, tanto pela remuneração quanto pela própria geração que vem crescendo junto com a tecnologia. Quando realmente é tomada essa decisão de querer ingressar nessa área, vem a seguinte pergunta: o que fazer para trabalhar na área da tecnologia?

Estas são dúvidas comuns de muitos de nossos cadastrados no portal de vagas da Radartec. Aqui neste artigo vamos colocar os principais pontos para você entrar nessa área tão desejada e promissora.

Quais são as melhores áreas para trabalhar?

Quando você toma a decisão de trabalhar na área de tecnologia, o primeiro ponto é descobrir quais são as melhores áreas de atuação desse mercado e a que mais pode combinar com você. Existem inúmeras áreas que são boas no mercado da tecnologia, isso vai mais do seu ponto de vista, mas de um modo geral as principais áreas mais procuradas são:

Engenharia da Computação

Nessa área os profissionais são considerados estratégicos para os negócios, pois conseguem diversificar a sua área de atuação. Por ter mais conhecimento em quase todos os setores da tecnologia, o salário fica entre 5 e 8 mil reais.

Analista de segurança da informação

Hoje essa área é bem procurada, e tudo por conta da falta de segurança. Para migrar os dados para o armazenamento em nuvem de forma segura, é preciso de analistas para monitorar o processo. Os salários giram em torno de 12 e 20 mil reais, isso depende da região do país.

Programador Mobile

Nessa área existe um grande número de rotatividade de funcionários, devido a muitos trabalharem por projetos e não por salários mensais. A demanda para essa área é maior que a oferta e os salários ficam em torno de 7 e 11 mil reais.

IT Business Partner

Essa área faz o contato entre as equipes de TI e a área de negócios. A demanda por esse profissional é alta, devido a uma certa escassez que conhecimento que os profissionais de TI tem em conhecimento e interação com a área de negócios. Os salários chegam em torno de 18 e 25 mil reais.

Arquiteto de Soluções de Big data

Esse profissional faz a criação das análises feitas pela equipe de negócios. O salário também é muito bom: de 14 a 20 mil reais.

Essas são algumas das profissões que estão em falta no mercado e, se você se especializar em uma delas, você pode se dar muito bem.

Profissões do mercado de tecnologia com os melhores salários

Todas as áreas da tecnologia pagam um ótimo salário. Mas, inicialmente, todos têm uma base muito parecida, o que vai diferenciar o ganho é o seu conhecimento. Então, aplique bem o seu tempo em estudar (e muito). Especialize-se na área que deseja e você chegará aos salários altos que essa profissão escolhida pode te dar. Como já mencionado acima, elas são as melhores profissões e, querendo ou não, as mais bem pagas. Os valores que ali estão são valores do teto para cada área. As áreas são essas:

  • Analista de segurança da informação, com salário máximo de 20 mil reais
  • Programador Mobile, com salário máximo de 11 mil reais
  • IT Business Partner, com salário máximo de 25 mil reais
  • Arquiteto de Soluções de Big data, com salário máximo de 20 mil reais
  • Engenheiro de software, com um salário máximo de 8 mil reais
  • Administrador de bancos de dados, salário máximo de 8 mil reais
  • Analista de requisitos, salário máximo de 7.500 reais
  • Analistas de sistema NET, salário máximo de 7 mil reais

Essas são uma das profissões mais bem pagas da área de tecnologia. Não existem somente essas áreas, elas são muitas.

Cursos, formações e certificações

Os cursos vão depender muito da área pretendida. Busque por faculdades relacionadas à área de atuação que deseja. Procure por cursos pela internet, peça referências e leia sobre as tendências e demandas de mercado.

É muito difícil dizer quais são os melhores cursos de tecnologia a serem feitos, pois essa área é muito variada e dinâmica. De forma geral, é possível dizer que Engenharia da computação, Sistema de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistema e Gestão em Tecnologia da Informação são cursos bem abrangentes, possibilitando diversas opções de especialização a partir deles.

Sempre procure por mais conhecimento. Lembre que, quanto mais conhecimento, mais alto poderá ser seu salário. E não se esqueça de buscar por cursos e formações livres: eles podem ser feitos de forma mais rápida e garantir aquele conhecimento que pode fazer toda a diferença ao longo do tempo.

E não se esqueça das certificações. São cursos bem específicos que te garantem um certificado sobre determinada ferramenta ou tecnologia. Muitas empresas têm as certificações como pré-requisito para muitas vagas.

Futuro da área de tecnologia

A expectativa para o mercado é que cresça cada vez mais, pois a tendência é tudo ser robotizado. Para que isso aconteça, é necessária uma grande quantidade de profissionais na área para poder dar conta de tantas máquinas. Esta vai ser mais uma revolução tecnológica, em que o trabalho intelectual especializado é cada vez maior. Se seu desejo é realmente seguir por essa área, então prossiga, pois ela é o futuro do trabalho.

Conte conosco e com o blog da Radartec para crescer na sua carreira. Curta nossa página no Facebook e fale conosco sempre!

Deixe uma resposta