Como ser um gerente de projeto

Salários bastante atraentes e status são os fatores pelos quais muitos profissionais de TI se atraem pela carreira de gerente de projetos. Em nosso portal de vagas de TI, as vagas de gerente de projetos são umas das mais buscadas e ofertadas! Confira como você pode se preparar para se tornar um gerente de projetos e conquistar essa vaga!

Um gerente de projeto é fundamental para manter o time trabalhando de forma sincronizada e eficiente!

Com projetos cada vez mais diversificados, times variados e globais, rotatividade de equipe, prazos exigentes, orçamentos limitados e cobrança por resultados, o gerente de projetos tornou-se peça fundamental.

Ter ótimos desenvolvedores e designers no time não garante nada se eles não conseguem trabalhar em conjunto ou se eles não sabem o que fazer. O trabalho pode estar indo bem, mas e se não der o prazo? E se a verba destinada para ele não adiantar até o final? E se o time tem mais desenvolvedores que o necessário, para onde mandar quem está ocioso?

Essas são questões que o gerente de projetos lida antes, durante e depois de um projeto!

Como acontece em todas as outras áreas, para se tornar um gerente de projetos é bem interessante que o profissional tenha passado por outras áreas e cargos. Se um gerente de projetos já tem  Além disso, o mercado é exigente na hora de promover algum profissional para essa posição ou contratar alguém.

E as exigências para se tornar um gerente de projetos não fogem também do que é necessário para alcançar cargos mais altos do que em outras áreas: experiência, capacitação, capacidade de gestão e outras características são necessárias.

Não dá para abrir mão de esforços, cursos e muito foco para conseguir uma posição de gerente de projetos. A seguir, vamos dar algumas sugestões valiosas para você, que vem almejando este posto de trabalho.

Quero ser um gerente de projetos, o que fazer?

Apostar em especializações para ser um gerente de projetos

É praticamente impossível se tornar um gerente de projetos, se o profissional não tem cursos de especialização na área – é uma exigência do mercado. E não faltam cursos para você. Se você quer se tornar um gerente de projetos, pense seriamente em ingressar em cursos como MBAs da área de TI. Isso fará o seu currículo bem mais valorizado no mercado.

Certificações gerenciamento de projetos: CAPM e PMP

Se você tem pouca ou nenhuma experiência com gerenciamento de projetos mas quer começar com o pé direito nas certificações, a CAPM é para você. Certified Associate in Project Management, CAPM, também é oferecida pelo PMI. É voltada para profissionais com menor experiência no ambiente de gestão de projetos, e que a cada dia mais vem conquistado espaço no mercado.

Já se você tem uma certa experiência e cursos na área, com certeza você tem a PMP em mente. A certificação, cuja sigla significa Project Management Professional (Profissional de Gerenciamento de Projetos) PMP, trata-se de um certificado oferecido pelo PMI – Project Management Institute, e é uma essencial competência para quem é gerente de projetos. A certificação PMP consiste em uma prova, que testa os conhecimentos na área de gestão de projetos. Então, se pretende ter a certificação, trate de se preparar bastante.

Requisitos para fazer a certificação PMP

Para se candidatar à certificação PMP você precisa ter uma série de pré-requisitos:

  • Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente)
  • Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos
  • Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos

Ou ainda:

  • Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente)
  • Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos
  • Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos

Trata-se de uma certificação importantíssima, que vai comprovar a capacidade do profissional para gerir projetos. Vale ressaltar que, antes de tentar a certificação, é preciso alguns meses ou até anos para se sair bem na avaliação.

Gerentes de projetos tendem a ter certificações valorizadas no mercado do TI. Então, se almeja o cargo de gestão de projetos, invista neste projeto de conquistar certificações. Há muitas empresas e recrutadores que têm essas certificações como pré-requisito para este cargo. É bem compreensível, pois a proposta é que o gerente de projetos aplique para uma série de processos e metodologias padrão. Tenha em mente que é uma certificação de reconhecimento e valor internacional.

Capacitação

O profissional de TI que almeja um cargo de gerente de projetos, mas nunca ocupou tal posição, vai precisar de muita capacitação. Livros, cursos, treino… Tudo isso é importante e fundamental para turbinar seu currículo e tentar uma vaga de gerente de projetos.

Procure as melhores instituições, caso queira fazer algum curso ou treinamento para que seu currículo de gerente de projetos se destaque no meio dos concorrentes. Uma dica de livro que pode expandir bastante os seus conhecimentos é o “Fundamentos do Gerenciamento de Projetos”, da editora FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Prática do conhecimento

Mesmo que você ainda não tenha conquistado um cargo de gerente de projetos, nada impede de colocar os conhecimentos em prática. Você pode procurar outras atividades e aplicar os conhecimentos em gerenciamento.

Festas de aniversário, mudanças de casa e outras atividades não deixam de ser projetos. E você pode já empregar aqui todo conhecimento com as noções de projetos que aprendeu.

Gerenciar projetos é exercer atividades de extrema responsabilidade, como prazos, custos, faltas, atrasos etc. E treinar em coisas que aparentemente não têm nenhuma relação com TI, com certeza trará habilidade para conseguir uma posição de gerente de projetos.

Experiência em gerenciamento de projetos

Para se conseguir uma vaga de gerente de projetos, obviamente, o profissional não pode ficar na teoria. Aqui, damos diversas dicas de como ganhar experiência nessa área. O profissional deve dominar as técnicas.

Além disso, é preciso ter bom relacionamentos com pessoas – já que exercerá função de gestor.

Que tal se tornar um gerente de projetos?

Siga todas as nossas dicas valiosas, invista na sua carreira e caminhe em direção à tão sonhada vaga de gerente de projetos!

Deixe uma resposta