Conheça as certificações mais valorizadas pelo competitivo mercado de TI

A área de TI seguiu firme frente à instabilidade econômica e à alta do desemprego. De acordo com estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), os investimentos no mercado de TI triplicaram na última década. E o mercado prevê um crescimento das empresas de TI de 30% em 2017 – em relação ao ano anterior.

Você possui certificações na área de TI?

Mas, uma questão antiga volta à discussão. O que é mais importante: a formação universitária em TI ou as certificações? Bom, uma coisa não exclui a outra.

Agora, quem acha que cursar uma faculdade na área basta para conseguir uma boa colocação no mercado pode ficar para trás. Isso porque a área é super dinâmica e passa por renovações constantes.

As certificações, então, têm papel primordial no currículo de um bom profissional de TI. E você, possui certificações?

Se a resposta é não, sugerimos que você corra atrás delas. E quem as possui também não pode ficar de braços cruzados, é igualmente importante se atualizar para turbinar o currículo.

Se você pretende fazer parte de um time de profissionais requisitados de TI, não pode deixar de conferir as certificações mais valorizadas pelo mercado.

Algumas das certificações mais valorizadas em TI

Separamos aqui uma lista de certificações que está longe de querer ser a definitiva ou a essencial para o desenvolvedor de TI, mas lista certificações inegavelmente importantes. Nosso portal de vagas de TI, na parte de cadastro de currículo, tem uma longa lista de certificações para você selecionar e fazer a diferença na hora do recrutamento!

Certificação ITIL

ITIL significa Information Technology Infrastructure Library e é uma certificação bastante requisitada pelo mercado de trabalho. Com ela, o profissional adquire habilidades de planejamento, entrega e suporte em um departamento de TI – o que contribui com o crescimento da organização.

Um profissional com essa certificação está habilitado para trabalhar de maneira estratégica na melhoria da produção, na redução de custos e na maior satisfação dos clientes.

Certificação CISSP

A CISSP (Certified Information Systems Security Professional) é uma das principais certificações da Segurança da Informação. Com essa certificação, o profissional pode atuar em diversas frentes, como: aplicativos, desenvolvimento de softwares, computação na nuvem, entre outras.

A certificação permite ao profissional trabalhar no combate de ataques cibernéticos, fazer monitoração de redes contra violação de dados, entre outras atividades.

Certificação Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL

Trata-se de uma linguagem de 3ª geração, muito requisitada para profissionais que atuam com desenvolvimento para a web concentrado em bancos de dados baseados em SQL. Para adquirir a Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL, o profissional deve, antes, obter a certificação em Oracle PL/SQL Developer Certified Associate – já que a primeira é destinada a pessoas com experiência no primeiro nível da certificação.

Certificação EMC

A EMC é uma certificação que abrange diversas atividades. Dá ao profissional a habilidade de planejar, implementar, gerenciar e alavancar a infraestrutura de informações na empresa.

É muito requisitada para quem trabalha em empresas de TI voltadas a indústrias, pois o profissional com essa certificação é capaz de atuar com tecnologias que envolvem armazenagem de informação, computação em nuvem, data science, virtualização e outras.

Certificação VMware VCP-Cloud

Atualmente, tudo migra para a nuvem – desde arquivos pessoais até grandes bancos de dados. Assim, o profissional que tem a certificação VMware VCP-Cloud vem se destacando no mercado de TI.

A certificação oferece ao profissional as habilidades de instalar, configurar e administrar informações na nuvem – ainda zelando pela confiabilidade e segurança desses dados.

Certificação MCSD

Outra das certificações em TI que não podem ficar de fora da sua lista é a MCSD, ou Microsoft Certified Solutions Developer.

O certificado tem validade de dois anos, e com ele, você está habilitado para desenvolver aplicações web em ambiente Windows. O teste consiste em três etapas: programação em HTML5, com CSS3 e JavaScript; desenvolvimento de aplicações web ASP.NET, e desenvolvimento em Windows Azure e serviços web. Com essa certificação, você se qualifica para posições como desenvolvedor ou administrador Web.

Certificação CCIE

A Cisco Certified Internetwork Expert é uma das certificações mais requisitadas e valorizadas no mercado de TI. Profissionais que possuem essa certificação são tidos como verdadeiros peritos em assuntos relacionados à Cisco.

Para obter a certificação, porém, o profissional deve passar por rigorosos exames escritos e práticos. A CCIE é considerada uma referência na área, porém, menos de 1% possuem essa certificação.

PMP

A Project Management Professional também não é especificamente uma certificação em TI, mas é essencial para aqueles profissionais que desejam liderar projetos. Esta certificação é um requisito básico para profissionais que lideram equipes.

Faça a escolha certa, não perca mais tempo!

Invista em uma certificação para conquistar a tão sonhada vaga na área de TI. Com certeza, o seu esforço valerá muito a pena. Trabalhe e estude rumo ao sucesso!

Deixe uma resposta